Difícil diálogo entre pais e filhos foi o tema do encontro promovido pelo Mulheres da Paz

Ocorreu na tarde desta quarta-feira, 12, um encontro entre as Mulheres da Paz e jovens integrantes do Protejo que abordou o “Difícil diálogo entre pais e filhos”.

Para deixar o ambiente mais descontraído, os jovens fizeram uma encenação de como é a relação entre pais e filhos que teve final feliz. Também cantaram a música Pais e filhos, do Legião Urbana.

Foi através da conversa que as mulheres puderam perceber como seus filhos pensam e reagem sobre assuntos considerados tabus, como: sexualidade, drogas, namoro, família, alcoolismo, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis ( DSTs). Já que esses temas não são discutidos em casa.

Alguns jovens lembraram que preferem conversar com os amigos pela falta de afinidade que tem com os pais, pelo medo de serem reprimidos e censurados, pela vergonha do constrangimento e até por falta de liberdade apresentada por alguns deles. É o que diz Douglas Martins de 17 anos, “prefiro falar de sexualidade com meus amigos, não me sinto à vontade de conversar sobre isso com meus pais”.

A dona de casa Rosa Maria Lima, 38, diz que sempre conversou com as duas filhas sobre todos esses assuntos, mas foi através da confiança e da amizade que teve com elas. Ressalva ainda que se os filhos escondem algo dos pais é por medo da repressão e da falta de compreensão.

Luciane Amaral



Nenhum comentário:

Postar um comentário