Mutirão Social supera metas em Bagé

Mutirão Social supera metas e vira modelo de ação

A primeira edição do projeto Mutirão Social, realizado, nesta sexta-feira, dia 1° de julho, em Bagé, superou as metas de cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social e que podem ser incluídas nos programas sociais do governo federal. Durante todo o dia, mais de 5 mil pessoas participaram das atividades de prestação de serviços, auxiliando na execução do Programa RS Mais Igual. “Estamos alinhados aos programas do governo federal e o resultado desta primeira iniciativa mostra que estamos no caminho certo para alcançar os objetivos de incluir até 50 mil pessoas dentro dos programas de assistência social”, enfatizou o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara.

O sucesso da ação foi ressaltado pelo governador do Estado, Tarso Genro, que visitou as mais de 30 barracas e unidades móveis de serviços. “O Mutirão é uma ação que mostra que nestes seis primeiros meses de governo, já avançamos no sentido de garantir desenvolvimento social para milhares de famílias de gaúchos, cadastrando e possibilitando a inclusão delas em diversos programas, o que é um objetivo claro da nossa administração”, destacou o governador. A Praça Silveira Martins, no centro da cidade da Campanha gaúcha, teve movimentação intensa de moradores das comunidades mais carentes, que puderam fazer o cadastramento no CadÚnico, confeccionar suas carteiras de identidade, de trabalho, CPF e até mesmo serem encaminhadas para oportunidades de emprego, através da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine). Além dos serviços de documentação, crianças, jovens e adultos tiveram a oportunidade de realizar exames de sangue, retirar certidões de nascimento e de casamento, obter atendimento jurídico, participar da coleta e distribuição de roupas dentro da Campanha do Agasalho e conhecer o trabalho de universidades, clubes assistenciais e entidades do Terceiro Setor.

O Mutirão Social, executado pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), em parceira com a Central Única das Favelas (Cufa), é uma iniciativa de Estado. O planejamento prevê a realização de eventos destes nas 80 maiores cidades gaúchas, que concentram 74% da população em situação de vulnerabilidade social. “Vamos levar este projeto ao encontro de que mais necessita dos programas de benefícios sociais, mas também estaremos atuando no sentido de capacitar profissionalmente milhares de pessoas, permitido que saiam da pobreza e ganhem nova perspectivas de vida, com emprego, renda e dignidade social”, argumentou o secretário da STDS, Luís Augusto Lara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário