I Encontro das Casas das Juventudes do RS


I Encontro das Casas das Juventudes do RS, reuniu na tarde de ontem(26 quinta-feira) jovens e gestores no Ginásio do Caic- Guajuviras.
Participaram os municípios de Canoas,Alvorada,Esteio, Guaíba,Gravataí,Novo Hamburgo,São Leopoldo,Passo Fundo e Sapucaia do Sul, em diversas atividades artísticas eculturais e o painel "Juventudes,Gestão Social e Segurança Publica:Uma afirmação dos direitos",com o secretario Municipal de Segurança Publica e Cidadania,Eduardo Pazinato.
Também foi entregue ao secretario uma carta de compromisso (o documento quer a manutençao do PROJETO PROTEJO/PRONASCI)
No evento teve exposições,painéis,roda de capoeira,duelo de B-Boys,freestyle, dança funk e no encerramento a Escola de Samba Unidos do Guajuviras.
Também presentes no evento Justiça Comunitaria, Brigada Militar,Policia Civil,Guarda Municipal e Coordenadoria da juventude.



Sec.Eduardo Pazinato,Coord. da Cufa Alvorada Denise Soares,
Coord.Cufa Canoas Janaina Bragança,Vinicius,Cauê,Fernando e os B-Boys Max,Peterson e Guilherme.



FST 2012: Nando Reis e Gilberto Gil realizam shows em Canoas

A partir deste fim de semana, Canoas vai ser palco de atrações nacionais e internacionais, durante o Fórum Social Temático 2012, evento marcado por encontros de redes de cultura e de cidadania, além de shows com Nando Reis (25) e Gilberto Gil (26), no Parque Esportivo Eduardo Gomes. O Fórum Social Temático 2012 ocorre entre os próximos dias 22 e 29 deste mês em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, com o tema "Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental".

Debates

Os debates e a reflexão em torno de temáticas globais relativas a justiça e sustentabilidade envolvem a presença de celebridades da América Latina e da Europa. Além do Seminário do Fórum de Autoridades Locais de Periferias (FALP) e da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), durante os dias do FST 2012, o Eduardo Gomes também vai concentrar oficinas autogestionárias, feira de Economia Solidária e encontros de redes e gestores, com foco em diferentes segmentos sociais.

O Fórum Social Temático (FST) se insere no processo do Fórum Social Mundial e será uma etapa preparatória a Cúpula dos Povos na Rio+20. A pluralidade de idéias e a diversidade cultural estão contempladas nas atividades no FST 2012 em Canoas, por meio de uma intensa programação.

Atrações nacionais

Gilberto Gil e Nando Reis





Cronograma

Ginasio CAIC - Guajuviras


15h Recepção
Inscrições, exposições, paineis, charanga, rádio poste, roda de capoeira
Batalha de B.Boys - Organização CUFA
16h Abertura com Teatro de fantoches da GM
16h20min Composição da Mesa (leitura da carta, falas)
16h40min Tema: " Juventudes, Gestão Social e Segurança Pública: Uma Afirmação de Direitos!"
Convidado: Eduardo Pazinato
(tempo previsto para questionamentos e ponderações)
17h40min Considerações Finais (mesa)
18h Protocolo de Intenções (assinatura da Mesa)
18h15min Encerramento com "Rima e Atitude" - Freestyle ( Balalha de Rapprs - 1 de cada município/PROTEJO)



VAGAS URGENTES - TELEMARKETING

Em parceria realizada com a ESTAR RH a Cufa Canoas conseguiu intermediar a disponibilização de 500 vagas para telemarketing . As entrevistas para as vagas Ocorrerão na ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO GUAJUVIRAS -AMCOHAGUA, no Território de Paz, que disponibilizou uma sala para o cadastro e para as entrevistas dos candidatos e candidatas.
Estão previstos carro de som no Território de Paz para anunciar a população local da existência das vagas e seu preenchimento.

Comparecer dia 18/01/2012- Quarta feira
Horário: 9h às 16h
Local: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO CONJUNTO HABITACIONAL GUAJUVIRAS
Av.Boqueirão n°3000 (passando a rótula)
Guajuviras - Canoas



Papo Reto no verão em Canoas

O Circuito Papo Reto no verão 2012 de Canoas, vai contar com muitas oficinas e agitação na Casa das Juventudes

A partir do dia 21 de janeiro, o Projeto Circuito Papo Reto volta a Canoas com diversas atividades. Após percorrer as escolas municipais com palestras acompanhadas do Livro Escudeiro da Luz, a CUFA RS volta agora através do programa Escola Aberta com oficinas de fotografia.

Serão quatro escolas a receber a atividade com cinco encontros semanais. A proposta é formar multiplicadores de cidadania através da fotografia, que poderão contribuir com as escolas no sentido de construir e manter uma ligação direta entre a escola e a comunidade.

Como produto final da proposta, a CUFA RS montará uma exposição com as principais imagens captadas durante as oficinas que percorrerá as escolas visitadas e outros pontos da cidade.

Com o apoio da Prefeitura de Canoas, através das Secretarias de Educação e Segurança Pública e cidadania, o Circuito Papo Reto também vai incluir suas oficinas dentro da programação de verão da Casa das Juventudes do Território de Paz no bairro Guajuviras.

As atividades incluem oficinas de canto, dança, jogos e entretenimento. A abertura acontece no próximo dia 10, com demonstração de oficinas e acolhimento durante as boas vindas.

Para participar, jovens interessados podem fazer a inscrição na Casa (Setor 2, rua W2, casa 1), de terça a sexta-feira. Todas as atividades são gratuitas.

Confira a programação geral da Casa das Juventudes de Verão

Oficinas de Verão

10/01/12 - Abertura Casa das Juventudes-Verão / Macro Ginástica
OBJETIVO: Boas vindas, acolhimento, demonstração das oficinas aos jovens e inscrições.

11/01/12 a 20/03/12 - Ritmos da Cidadania / Street Jazz, Hip Hop, Funk, Axé, Pagode
OBJETIVO: Promover o desenvolvimento expressivo corporal, afetivo cognitivo e social através da linguagem da dança em suas variadas manifestações.

11/01/12 a 20/03/12 - Sons da Comunidade / Verão Cantar, Musicalização (teoria e percepção, violão, cajon)
OBJETIVO: Promover o desenvolvimento expressivo corporal, através da linguagem musical em suas variadas manifestações.

31/01/12 - Abertura do Estúdio Popular
OBJETIVO: Proporcionar a comunidade Guajuviras espaço para ensaios e gravaçães.

01/02/12 a 20/03/12 - CUFA / inglês, Basquete de Rua, Ballet Clássico, Judô, Artesanato
OBJETIVO: Atuar no protagonismo aos jovens que vivem hoje em áreas de risco social. Desenvolvendo assim, seus trabalhos a partir da perspectiva do território, descobrindo e desenvolvendo potencialidades através do esporte e da cultura.

01/02/12 a 20/03/12 - Mães da Juventude
OBJETIVO: Promover inter-relações geracionais entre as mães da comunidade Guajuviras, seus jovens e atividades propostas pelo Território de Paz.

20/03/12 - Hiper- Protejo / Casa das Juventudes
OBJETIVO: Encerrar as atividades da casa das Juventudes/Verão 2012, promovendo através da aproximação dos jovens aos Agentes de Segurança um Circuito/Cidadania de cultura e esporte.

11/01/12 a 20/03/12 - Auxiliar de Escritório
OBJETIVO: Concluir o Conteúdo Social Formativo do programa de Proteção aos Jovens em Vulnerabilidade- PROTEJO

CINEMA DE GRAÇA

Também no bairro Guajuviras, o Núcleo de Justiça Comunitária (avenida 17 de Abril, 1010) promoverá sessões gratuitas de cinema. O "Cine Guaju" tem a seguinte programação

13/janeiro - FILME: NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR (Cine-Debate c/ convidado)
Sinopse: Flagrantes do cotidiano de lados diversos da luta da policia carioca contra o tráfico de drogas, dando a palavra aos policiais, os traficantes e os habitantes da favela que estão no meio dessa verdadeira guerra.

27/janeiro - FILME: O CARTEIRO E O POETA (Cine-Club entretenimento)
Sinopse: Por razões políticas o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha da Itália. Lá um desempregado (Massimo Troisi) quase analfabeto é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma um sólida amizade.

10/fevereiro - FILME: MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE (Cine-Debate c/ convidado)
Sinopse: O documentário discute o poder da Rede Globo. Resumo: era o ano de 1965, durante a ditadura militar. Foi firmado um acordo ilegal mas muito vantajoso com o grupo Time-Life que representou a encarnação do desejo militar de integração nacional. O misterioso e oportuno incêndio nos estúdios da TV Paulista da Globo, cujo seguro foi fundamental para a expansão da rede de TV. O cancelamento da concessão da TV Excelsior em 1970, única empresa de TV a se opôr ao golpe militar e principal concorrente da Globo. Já na década de 90, o surgimento do escândalo NEC/Brasil. A cobertura tendenciosa da TV Globo sobre o movimento das Diretas-Já. O auxílio dado à tentativa de fraude nas eleições cariocas de 1982 para impedir a vitória de Leonel Brizola e a edição tendenciosa do debate Collor/Lula em 1989.

24/fevereiro - FILME SURPRESA - TEMA: CARNAVAL (Cine-Club entretenimento)


Casa das Juventudes divulga programação de verão para a comunidade do Guajuviras



A Casa das Juventudes do Território de Paz bairro Guajuviras preparou uma intensa programação de verão. As atividades incluem oficinas de canto, dança, jogos e entretenimento. A abertura acontece no próximo dia 10, com demonstração de oficinas e acolhimento durante as boas vindas.
Para participar, jovens interessados podem fazer a inscrição na Casa (Setor 2, rua W2, casa 1), de terça a sexta-feira. Todas as atividades são gratuitas.


CASA DAS JUVENTUDES DE VERÃO

Oficinas de Verão


10/01/12 - Abertura Casa das Juventudes-Verão / Macro Ginástica
OBJETIVO: Boas vindas, acolhimento, demonstração das oficinas aos jovens e inscrições.

11/01/12 a 20/03/12 - Ritmos da Cidadania / Street Jazz, Hip Hop, Funk, Axé, Pagode
OBJETIVO: Promover o desenvolvimento expressivo corporal, afetivo cognitivo e social através da linguagem da dança em suas variadas manifestações.


11/01/12 a 20/03/12 - Sons da Comunidade / Verão Cantar, Musicalização (teoria e percepção, violão, cajon)
OBJETIVO: Promover o desenvolvimento expressivo corporal, através da linguagem musical em suas variadas manifestações.

31/01/12 - Abertura do Estúdio Popular
OBJETIVO: Proporcionar a comunidade Guajuviras espaço para ensaios e gravaçães.

01/02/12 a 20/03/12 - CUFA / inglês, Basquete de Rua, Ballet Clássico, Judô, Artesanato
OBJETIVO: Atuar no protagonismo aos jovens que vivem hoje em áreas de risco social. Desenvolvendo assim, seus trabalhos a partir da perspectiva do território, descobrindo e desenvolvendo potencialidades através do esporte e da cultura.

01/02/12 a 20/03/12 - Mães da Juventude
OBJETIVO: Promover inter-relações geracionais entre as mães da comunidade Guajuviras, seus jovens e atividades propostas pelo Território de Paz.

20/03/12 - Hiper- Protejo / Casa das Juventudes
OBJETIVO: Encerrar as atividades da casa das Juventudes/Verão 2012, promovendo através da aproximação dos jovens aos Agentes de Segurança um Circuito/Cidadania de cultura e esporte.

11/01/12 a 20/03/12 - Auxiliar de Escritório
OBJETIVO: Concluir o Conteúdo Social Formativo do programa de Proteção aos Jovens em Vulnerabilidade- PROTEJO


CINEMA DE GRAÇA

Também no bairro Guajuviras, o Núcleo de Justiça Comunitária (avenida 17 de Abril, 1010) promoverá sessões gratuitas de cinema. O "Cine Guaju" tem a seguinte programação
- 13/janeiro - FILME: NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR (Cine-Debate c/ convidado)

Sinopse: Flagrantes do cotidiano de lados diversos da luta da policia carioca contra o tráfico de drogas, dando a palavra aos policiais, os traficantes e os habitantes da favela que estão no meio dessa verdadeira guerra.

27/janeiro - FILME: O CARTEIRO E O POETA (Cine-Club entretenimento)
Sinopse: Por razões políticas o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha da Itália. Lá um desempregado (Massimo Troisi) quase analfabeto é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma um sólida amizade.

10/fevereiro - FILME: MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE (Cine-Debate c/ convidado)

Sinopse: O documentário discute o poder da Rede Globo. Resumo: era o ano de 1965, durante a ditadura militar. Foi firmado um acordo ilegal mas muito vantajoso com o grupo Time-Life que representou a encarnação do desejo militar de integração nacional. O misterioso e oportuno incêndio nos estúdios da TV Paulista da Globo, cujo seguro foi fundamental para a expansão da rede de TV. O cancelamento da concessão da TV Excelsior em 1970, única empresa de TV a se opôr ao golpe militar e principal concorrente da Globo. Já na década de 90, o surgimento do escândalo NEC/Brasil. A cobertura tendenciosa da TV Globo sobre o movimento das Diretas-Já. O auxílio dado à tentativa de fraude nas eleições cariocas de 1982 para impedir a vitória de Leonel Brizola e a edição tendenciosa do debate Collor/Lula em 1989.

24/fevereiro - FILME SURPRESA - TEMA: CARNAVAL (Cine-Club entretenimento)

Crédito da notícia: Jesiel B. Saldanha