Os Nomes da Vida traz crônicas do cotidiano

Com texto de Tiago Pavinato Klein e arte de Paulo Daniel Santos, Os Nomes da Vida é uma série que nasceu da vontade dos autores de contarem crônicas do cotidiano, com foco na questão social.

Cada HQ narra histórias do dia-a-dia, tendo sempre uma pessoa no centro da história - um nome representando o universo infinito da vida humana. A partir desta pessoa, buscam olhar amplamente o cotidiano: às vezes com dureza, às vezes com alegria, outras com dor, esperança, entre muitos outros adjetivos para explicar a vida diária.

Já estão no ar duas HQs: Sol e Felisberto. Para conferi-las, acesse http://osnomesdavida.blogspot.com.

Para entrar em contato com os autores com sugestões, ideias ou críticas, o endereço é osnomesdavida@gmail.com.

Paulo Daniel Santos é gestor social, e coordena e trabalha em projetos da CUFA/RS. Tiago Pavinato Klein é professor, atualmente coordenando o Programa Mais Educação na escola Maria Lygia, de Esteio/RS.

CUFA RS no Dia da Mulher

Ivanete Pereira participa do Seminário Internacional que trata das questões das mulheres na Segurança Pública.



Para apresentar e levantar a discussão sobre a atuação da mulher nas comunidades e, em especial, nos Territórios da Paz, Ivanete Pereira, Coordenadora Institucional da CUFA e representante das Mulheres da Paz, palestrou hoje no Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública.



O Seminário promovido pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública e de Políticas Públicas para as Mulheres e o Gabinete da Primeira Dama, está acontecendo no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre desde o dia 06 de março e encerrará no dia 09 com a palestra do Governador Tarso Genro.

Durante a palestra, Ivanete Pereira, que também é conhecida como a rapper Lady Net, abordou diversos pontos positivos sobre a atuação do Estado, através da Segurança Pública, nas comunidades. Mas, também levantou pontos negativos como o afastamento deste em outras questões sociais.

Através do Mulheres da Paz, por exemplo, muitas conquistas puderam ser sentidas pelas mulheres, principalmente nas questões de prevenção “o Mulheres da Paz é um braço do Estado nas comunidades, onde a CUFA se faz presente por comungar com suas propostas e formas de intervenção dentro das comunidades” relata Lady.



Hoje, muitas mulheres, mães, esposas, tem sofrido represália e sofrem com o medo da violência dentro de sua própria casa, por conta de envolvimento de seus familiares com drogas e estão tendo que deixar suas casas. Por isso, afirma Lady, “as mulheres nas comunidades precisam de formação continuada, cursos profissionalizantes pois elas são a força da comunidade e precisam ficar. Elas são o apoio que o Estado necessita para entrar nas comunidades e atuar na prevenção à violência e ao tráfico de drogas. O Mulheres da Paz não pode acabar".



Ao final da palestra, Lady cantou um dos seus grandes sucessos, o rap Os manos na função, acompanhada de Rafael Erê, com um refrão que diz:

“Os manos na função
uns se entorpecem
outros se divertem
Mas,se Jesus fosse vivo
Ele cantava um Rap”
Lady



O público aplaudiu de pé, demonstrando uma grande emoção e se dirigiram à palestrante para elogiar e registrar o momento ao lado do grande e generoso ser humano que é Ivanete Pereira ou Lady Net.




Iniciativa gaúcha ganha prêmio da CUFA

Rede Juvenil Chão de Sonhos recebe o Prêmio Anú de melhor projeto do Rio Grande do Sul.

Uma noite cheia de expectativas e animação para encerrar o carnaval Carioca, assim foi a cerimônia de entrega do Prêmio Anú da CUFA.


Para apresentar o Prêmio Anu 2012, contamos com a irreverente e marcante presença da apresentadora Regina Casé e do jornalista humorístico e apresentador Marcelo Tas, que fizeram um show à parte conduzindo esta premiação tão esperada por todos.

.

Para abrir a grande noite, o grupo Batuk D’Gueto entrou cantando Favela e a grande surpresa foi quando o grande poeta Chico Buarque de Hollanda, Chico para os íntimos, dividiu o palco com o grupo e emocionou a platéia cantando “O Meu Guri”. Sem dúvidas um dos momentos mais marcantes da noite.



No entanto, chega o momento em que nossos olhos se voltam para o principal motivo por estarmos todos reunidos: os agentes transformadores espalhados pelo Brasil inteiro se reuniram no Teatro João Caetano para receberem o Anu Dourado.

Os primeiros estados foram: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas e Bahia seguidos por Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Pelo Rio Grande do Sul, o Rede Juvenil Chão de Sonhos concorreu com mais de 23 mil projetos inscritos e foi escolhido como uma das 27 melhores iniciativas do país. Para o Gerente do Cedejor, Sr. Sergio Burgardt "ter sido indicado para concorrer ao prêmio e ter sido um dos 27 contemplados com o troféu Anu Dourado significa que o Cedejor foi reconhecido pela relevância de suas ações. O prêmio é muito importante por projetar o nome da nossa instituição no cenário nacional como uma organização comprometida em dar visibilidade social a uma parcela da população brasileira, em nosso caso, a juventude rural. O prêmio é importante neste momento em que construímos a nossa Política de Comunicação, pois atesta a qualidade das nossas ações frente a futuros parceiros."

Para a Coordenadora Pedagógica Srª Zeni de Oliveira, o projeto possibilitou uma maior aproximação com jovens dos outros Estados. Perceberam que mesmo em lugares diferentes tem muitas coisas em comum; como valores, anseios e perspectivas para seus projetos de vida. Cabe neste espaço agradecer a todos que buscaram conhecer o projeto e o conhecendo manifestaram seu apoio através do voto popular. Registramos também o comprometimento e importante apoio da Oi Futuro, que acreditou e apostou na realização deste projeto. Como decorrência deste projeto estamos organizando uma mostra fotográfica que busca retratar o Cotidiano Juvenil dos Jovens Rurais.



O ápice da noite, foi quando o público e todas as ações premiadas conheceram as 3 melhores ações do Brasil, e foram elas: Piauí com Cineperiferia, Santa Catarina e as Cozinhas Comunitárias e o Rio de Janeiro e o projeto Voz das Comunidades. Estas ações ganharam o Anu Preto.

Para finalizar o evento com grande estilo Djavan, o último entregador da noite, romanceou a platéia e os fez cantar um de seus sucessos “Flor de Lis”, juntamente com o Bloco da CUFA formado pelas crianças que fazem parte do projeto da ONG em Senador Camará. Caetano Veloso e Crioulo encerraram a noite com muita festa com a música “É hoje”.





Este dia foi realmente um dia de sorte e reconhecimento para aqueles que fazem a diferença na vida de muitas pessoas.

Fontes:
CUFA Brasil \ Prêmio Anú http://www.premioanu.com.br/
e
Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural - CEDEJOR.
http://www.cedejor.org.br/ler/3/27/320/reconhecimento_nacional