PRÊMIO ANÚ 2013

Votação para o melhor projeto nacional começa dia 05 de janeiro. Confira os vencedores nos Estados.






 

 





Saiu na mídia: 1ª Exposição Papo Reto

Circuito Papo Reto mobilizou comunidades escolares
Foto: Mirele Pacheco/Divulgação PMPA

Estudantes participam do evento realizado na Usian do Gasômetro.

Estudantes de 18 escolas municipais participaram, na tarde de terça-feira, 11, da 1ª Exposição Circuito Papo Reto e do encerramento das atividades de 2012, na Usina do Gasômetro. A iniciativa foi promovida pela Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul (Cufa RS), em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e da Saúde.(fotos)

O evento iniciou com entrega do troféu Honra Preventiva, como agradecimento e reconhecimento do expressivo trabalho desenvolvido por personalidades que colaboraram com ações relativas à prevenção do uso do crack. Na categoria Gestão Pública, foi agraciado o secretário municipal da Saúde, Carlos Henrique Casartelli. Já em Jornalismo Responsável, a jornalista Rosane de Oliveira recebeu a distinção. 

Em seguida, foram realizados esquetes teatrais e releituras construídas por jovens estudantes a partir do livro O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra, de autoria do jornalista e coordenador estadual da Cufa RS, Manoel Soares. A fim de mostrar o resultado das ações pedagógicas e culturais realizadas ao longo do ano, grupo de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngüe Salomão Watnick encenou, por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), entre outras apresentações. 

A publicação foi anteriormente distribuída às instituições da rede pública em todo Estado. Abordando o tema do crack e outras drogas, utiliza texto e ilustrações de forma lúdica, com objetivo de envolver crianças, jovens, professores e familiares na prevenção ao uso de entorpecentes. 

As demais escolas municipais participantes foram as de Ensino Fundamental João Antônio Satte, José Mariano Beck, Vereador Martim Aranha, Morro da Cruz, Professora Judith Macedo de Araújo, José Loureiro da Silva, América, Deputado Marcírio Goulart Loureiro, Moradas da Hípica, Presidente Vargas, São Pedro, Vila Monte Cristo, Wenceslau Fontoura, Timbaúva, Nossa Senhora de Fátima, Porto Alegre, além da de Ensino Médio Emílio Meyer, totalizando mais de 250 crianças e adolescentes. 

Após as apresentações, o evento prosseguiu com exposição de fotografias e com show do MC Jean Paul no encerramento. Estudantes e professores receberam certificado de participação no projeto.

Circuito Papo Reto – Responsável por diversas palestras interativas que abordam prevenção ao envolvimento direto e indireto com drogas, além da relação de pais, filhos, professores e demais autoridades, consciência política, sexualidade, violência, direitos e deveres. Por meio de linguagens como audiovisual, teatro e música, desde 2008 já foram realizadas ações em mais de 160 municípios do Rio Grande do Sul e de seis estados brasileiros. O público atingido ultrapassa 360 mil jovens das redes de ensino municipal e estadual, promotores, educadores, familiares, comunidade, gestores públicos, agentes de saúde, educação e segurança.

Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Manuel Petrik

Publicado originalmente em: 
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=157066&CIRCUITO+PAPO+RETO+MOBILIZOU+COMUNIDADES+ESCOLARES


O Futebol da Quebrada

Por Manoel Soares.
Em qualquer lugar do mundo que vamos o Brasil é o país do futebol, na África me falavam de jogadores brasileiros, na Europa também, amigos dos Estados Unidos que nunca pisaram no Rio Grande do Sul reproduzem a rivalidade do Grenal como se tivessem ido no último jogo do estádio Olímpico. 

Outra unanimidade é que os melhores jogadores do país do futebol vem das favelas. Correndo descalços no chão batido meninos desenvolvem uma musculatura e habilidade com os pés que só são abafadas pelas condições sociais que não lhes permitem levar seus sonhos adiante. Assim como algumas tribos africanas dão ao mundo os melhores corredores, como as quadras americanas dão ao mundo os melhores jogadores de basquete, as nossas periferias brasileiras dão ao mundo os melhores jogadores de futebol. 

Foi Pensando nisso que a galera da Cufa se juntou e criou o Bola Comunitária, um campeonato de futebol que vai dar oportunidade para os moradores das periferias. Com a Copa do Mundo chegando quem mora nas comunidades não pode ficar de "boca-aberta" só assistindo gringo jogar, não podemos ser coadjuvantes de nossa própria história, as periferias gaúchas tem talento, tem raça e muita habilidade escondida e chegou a hora de botar para fora. 

No campeonato serrano 32 seleções, uma de cada cidade da região metropolitana. Os jogadores não serão de um único time, mas de todas as periferias da cidade, eles serão os representantes de sua cidade no maior torneio de seleções de periferias do Rio Grande do Sul. Para participar os líderes comunitários devem inscrever sua comunidade no site www.bolacomunitaria.com.br, os jogadores devem ter entre 15 e 17 anos e morar em periferias da cidade. 

Por muito tempo o fato de morar nas periferias significou problema, este estigma agora é carisma, o objetivo desse campeonato é colocar as comunidades pobres no cenário da cidade nano como espaço de problemas, mas de talentos, a partir do futebol outras características positivas vão se mostrar e as cidades vão ter orgulho de suas periferias, pois delas saem os diamantes mais brilhantes do futebol e muitas vezes da vida. Entrem no site e inscrevam sua comunidade. Tamo Junto.

CUFA RS lança Projeto Bola Comunitária

Abertura do campeonato que movimentará 32 municípios da Região Metropolitana terá a presença do Gov. Tarso Genro e de MV Bill
Em sintonia com os mais importantes eventos esportivos mundiais - a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 – a CUFA RS (Central Única das Favelas RS) lança, neste sábado, dia 08 de dezembro, às 09h, no Campo da Tuca, em Porto Alegre, o Torneio Bola Comunitária. O objetivo é envolver e unir as comunidades por meio do futebol.

O evento contará com a presença do Governador do Estado, Tarso Genro, parceiro da iniciativa, que na ocasião estará promovendo o encerramento da Semana de Interiorização, uma versão itinerante das atividades de integração e comunicação realizadas, desde 2011, em todo o Rio Grande do Sul pelo Executivo estadual. Além de Tarso, prestigiam a abertura do torneio, o presidente de honra da CUFA, o rapper MV Bill, e o diretor executivo da CUFA RS, o comunicador Manoel Soares. Será do governador Tarso Genro o primeiro chute, dando início oficial ao processo de inscrição das comunidades ao torneio. Toda a programação é aberta ao público.

Os jogos do Torneio Bola Comunitária se realizarão nos dias 19, 20, 26 e 27 de janeiro próximo, sempre aos sábados e domingos, e irá reunir 32 seleções formadas por jovens de 15 a 17 anos, moradores de comunidades dos 32 municípios da Região Metropolitana. Todos os jogos do torneio serão nas quadras da PUCRS, sendo que a final (27) será no estádio da PUCRS. Estima-se que o projeto envolverá, diretamente, 1.000 jovens no torneio e 14.000 no processo de seleção.

Além de promover a integração das comunidades por meio do esporte, o torneio busca descobrir talentos para o futebol e, além dos jogos, manter o projeto integrado ao poder público estadual e local a fim de levar serviços e debates para estas comunidades. Para Manoel Soares, iniciativas desta natureza “proporcionam uma visibilidade ainda maior para territórios conhecidamente férteis na revelação de novos talentos esportivos". O diretor executivo da CUFA RS ainda destaca a contribuição efetiva no aumento da autoestima dos envolvidos.

A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização sólida, reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro – principalmente negros – que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. No Estado, a Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul /CUFA-RS foi fundada em novembro de 2005 e registrada em março de 2006, tendo como missão contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural das periferias, por meio de projetos que valorizem talentos e aptidões individuais e/ou coletivas. Para tanto desenvolve projetos destinados prioritariamente a crianças, jovens e mulheres de comunidades periféricas, que apresentam alto grau de vulnerabilidade psicossocial.

O Torneio Bola Comunitária é uma realização da CUFA RS, com o patrocínio da Corsan e apoio da Famecos/PUC, Secretaria Estadual do Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Detran-RS.

Acompanhe a programação de abertura do Torneio Bola Comunitária: 

9h - Abertura do Mutirão Social 
11h – Cerimônia de lançamento com a presença do Governador Tarso Genro, do presidente de honra da CUFA, MV Bill e do diretor executivo da CUFA, Manoel Soares. Apresentação da Banda da Brigada Militar.
13h - Show MC Jean Paul
14h – Show de MV Bill.
14h às 17h – Desafios Esportivos – SEL/CUFA RS

Texto: Silvia Abreu - Assessoria de Comunicação